Arte, Brasília, Cultural, Outros

Sherazade, por Hilal Sami Hilal!

Adoro o artista capixaba Hilal Sami Hilal! Se você gosta também, a exposição dele, “Sherazade”, estará até o dia 14 de setembro na galeria principal da Caixa Cultural, no Setor Bancário Sul, em Brasília. A mostra apresenta um conjunto de oito obras que apresenta o livro como objeto visual e os desdobramentos na forma de encadernações, caligrafia e matérias-primas diversas.393

Descendente de árabes, Hilal nos apresenta as “Histórias das mil e uma noites” com a sua Sherazade. 180 livros dispostos sobre o piso da galeria numa atmosfera intimista que mais parece um tapete voador. As histórias sem fim contadas pela personagem desdobram-se em dialética entre o finito e o infinito na obra do artista. Com trabalhos desenvolvidos e realizados para os principais centros culturais brasileiros e do exterior essa é a primeira vez que o artista apresenta sua obra fora do eixo Rio/São Paulo.

A gravação na chapa de metal por violenta corrosão com ácido contrasta com a delicadeza da escritura e dos signos formados nos livros. Colocadas umas sobre as outras, abertas, soltas ou lacradas, dispostas sobre bancadas, justapostas em planos ou enviesadas pelas paredes, as chapas retalhadas alteram-se, comutam-se em páginas: partituras musicais, cartografias, mapas e livros.

Serviço

Local: CAIXA Cultural Brasília – Galeria Principal
Endereço: SBS, quadra 4, lotes 3/4 – Asa Sul, anexo à matriz da CAIXA
(61) 3206-9448 / 9449
Visitação: até 14 de setembro, de terça-feira a domingo, das 9h às 21h
Entrada Franca

Expozição-Sherazade1

imagens:
galeriaclima.com.br
desfrutecultural.com.br
fontes:
Jornal de Brasília
Brasília Agenda

Comentar pelo facebook
0 comentários